“MALUQUINHO NA QUEBRADA”

Publicado em

Cartaz de divulgação da exposição de grafites "Maluquinho na Quebrada", que acontece de 31 de outubro a 20 de novembro no Mercado Municipal de São Paulo, apresentando arte inspirada no personagem "Menino Maluquinho" em uma releitura urbana.

MERCADO MUNICIPAL PAULISTANO DE 31 DE OUTUBRO A 20 DE NOVEMBRO

Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Catavento Cultural e Educacional as, Fábricas de Cultura e o Mercado Municipal Paulistano têm o prazer de apresentar uma exposição de grafites em homenagem ao ilustre escritor Ziraldo, figura central por trás do emblemático Menino Maluquinho, conhecido das páginas das histórias em quadrinhos, do teatro e do cinema.

O Menino Maluquinho, criação magistral de Ziraldo, atravessou gerações, tornando-se um ícone da cultura brasileira. A marca de Ziraldo perdura em nossas estantes, em nossas memórias e, sobretudo, em nossos corações até os dias de hoje.

Com o objetivo de reverenciar a genialidade de Ziraldo, as Fábricas de Cultura Setor A reuniram 14 talentosos grafiteiros dos arredores das unidades para retratar o Menino Maluquinho, em um contexto que reflete a realidade de cada artista, transformando a arte no "Maluquinho da Quebrada". Os grafiteiros expressam, por meio de suas obras, como seria a vida do Menino Maluquinho se ele tivesse nascido nos bairros circundantes das Fábricas.

Os grafiteiros que deram vida ao personagem icônico em uma perspectiva periférica foram: Sow, Tia Bob E Mayk, responsáveis por uma tela que retrata a realidade da Cidade Tiradentes. Chuck, Mandi E Ray produziram uma obra que reflete a vivência em Sapopemba. Art Vida, Faty e M.Otoni trouxeram à tona a realidade da periferia de Itaim Paulista. Pandora e Denis Pinho deram forma a uma obra que retrata a periferia de São Bernardo do Campo. PretoTNA retratou a realidade do bairro da Brasilândia, enquanto NEGANA trouxe à luz o Parque Belém. Além disso, o grafiteiro Nill originou uma obra do Maluquinho na Quebrada, na periferia de Santos.

A grafiteira Faty, residente do Itaim Paulista e com 45 anos de idade, é uma das participantes destacadas desta exposição. Admiradora do personagem de Ziraldo, ela considerou extremamente gratificante contribuir para essa produção, proporcionando uma perspectiva única sobre a infância em seu bairro.

As obras foram produzidas durante o evento especial "Ziraldo nas Fábricas de Cultura" no mês de junho, como parte integrante da programação. Além da produção das telas, a programação especial incluiu atividades como "Pintando o Menino Maluquinho", contação de histórias do livro "O Menino Maluquinho" e "O Menino Marrom", bem como a apresentação teatral "O Menino Maluquinho - Lisonjeio ao Mestre", entre outras atrações.

Instagram dos grafiteiros:

Grafiteiro Nill - @nilartesbr

Grafiteira Ray - @_rayray_is_cold_

Grafiteiro Sow - @sow84

Grafiteira Pandora - @pandoraramos_

Grafiteiro Preto TNA - @pretotna

Grafiteira Negana - @_negana_ 

Grafiteira Tia Bob - @jaqueline.tiabob 

Grafiteiro Chuck - @cleberoliveira1981  

Grafiteiro Art Vida - @artvidagerson

Grafiteira Faty - @faty.damafiagirls

Grafiteiro Mandi - @mandirodrigo

Grafiteiro M. Otoni - @marcus_otto

Grafiteiro Denis Pinho -@denis.pinho

Grafiteiro Mayk - @maykako.log