O século XIX foi um período de muitas mudanças no mundo e de crescimento dos registros visuais, por meio de expressões artísticas que procuravam captar o movimento e também da popularização ainda tímida das fotografias.
No Brasil, vivíamos o último século da escravidão e um crescente embate entre os fazendeiros escravistas e o Movimento Abolicionista.
Como esse nosso passado escravista foi registrado? Com muitos documentos escritos: matérias de jornais, cartas, leis, documentos das nossas instituições, livros. Mas e a parte visual?
Alguns gravuristas estudaram nossas paisagens e os tipos de pessoas que aqui viveram e realizaram registros em desenhos de diferentes modos, pintores também colocaram em suas telas a visão que tinham daquela realidade, mas são poucas as fotos do período, principalmente as fotos que registraram a rotina do trabalho escravizado e a vida no interior das propriedades escravistas.
Com este viés da raridade, analisaremos as fotografias que Marc Ferrez tirou na década de 1880 dentro de fazendas cafeeiras.
Para nos embasarmos, utilizaremos as informações contidas nos dois links a seguir: https://ims.com.br/eventos/a-forca-da-escravidao-nas-imagens-de-marc-ferrez-ims-rio/ https://blogdoims.com.br/escravos-de-marc-ferrez-por-lilia-moritz-schwarcz/
📌Atividade:
📍Onde:
🗓Quando: