FESTIVAL PROJETO ESPETÁCULO 2024

Publicado em

 Imagem de divulgação do "Festival Projeto Espetáculo 2024", promovido pelas Fábricas de Cultura 4.0, com início a partir de 27 de novembro, apresentando uma programação voltada à cultura e à criatividade.

Apresentações no Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153

  • 27/11 - 19h - SONHO NÃO SE (A)PRENDE - FC Sapopemba

Sinopse:

Azafe e uma multidão de outras pessoas estão prestes a disputar “a grande prova”, desejando a chance de transformar seus maiores objetivos em realidade. A pressão é grande, o momento é tenso e as incertezas na cabeça de Azafe só não sufocam seus sonhos pois ela recebe a ajuda de Mari Hi, de alguns passageiros do monotrilho e da arte em cada um deles. Assim, ela conquistará o poder de alçar seus próprios voos com a força de um sonho coletivo! 

  • 28/11 - 19h - ENCRUZILHADA DOS SONHOS - FC Itaim Paulista 

Sinopse: 

Sonhar e proteger são ações com parentescos muito próximos, o corpo da terra é o nosso próprio corpo e nas encruzilhadas nos encontramos como pessoas que sonham, criam e recriam histórias. Encruzilhada dos Sonhos nos convida a olhar para dentro e sonhar: Sonhe! Pois o fato mais assustador sobre o tempo, é que ele passa. 

  • 29/11 - 19h - O QUE VEM DEPOIS DO FIM? - FC Vila Curuçá

Sinopse:

Um grupo de andarilhos cheios de bolsas, trouxas e sacolas em busca de moradia, encontram um muro alto que os impedem de adentrar em um território misterioso e escondido. Como resposta, sonham maneiras fantásticas de provocar aquela realidade com tudo o que levam com eles, até que o muro seja derrubado ou consigam pular para o outro lado. O que há do outro lado?  

  • 30/11 - 19h - RESET - FC São Bernardo do Campo 

Sinopse:  

Num país de pessoas-coisa, cumpre-se a tradição de desenterrar uma cápsula do tempo, enterrada há 100 anos. Encontram ali um bilhete e um caderno prevendo a chegada do fim, que seria a partida do Sonho-do-mundo.   

Será que foi isso que aconteceu?  

Diante deste mistério, de um apagão geral e sem nem saber o que seria um “mundo sonhável”, aquelas pessoas-coisa precisam tomar decisões e trabalhar em grupo.   

  • 01/12 - 15h - PANAPANÁ - SOBRE NÓS E MOINHOS DE VENTO - FC Santos

Sinopse: 

A descoberta do ato de sonhar como uma atitude de partilha é a trajetória que nossos aprendizes realizam nesta caminhada que vai do individual para o coletivo. Vencendo desafios e ilusões, estes jovens aprendem múltiplas significações e possibilidades da ação de sonhar, em uma jornada que demonstra que sonhos seguem existindo e resistindo.

  • 05/12 - 19h - REM - MOVIMENTO RÁPIDO DOS OLHOS - FC Parque Belém

Sinopse: 

O mundo interno de uma pessoa que precisa descansar e atingir todas as fases do sono. Após um momento de insônia, consegue pausar e respirar, reencontrando a criança que ainda a habita. Ela então veste uma armadura e parte para a luta contra todos que impedem o repouso e tentam lhe tirar o direito ao sonho. 

  • 06/12 - 19h - ÀS MARGENS DA CIDADE UM RIO DE SONHOS - FC Cidade Tiradentes 

Sinopse: 

Esta é uma peça sonhada por um rio — uma travessia. Em uma cidade que sufoca sonhos, uma menina, guiada por um pássaro, mergulha em um rio subterrâneo que resiste sob o concreto. Uma jornada que parte do cotidiano da cidade e se encontra com o onírico das águas e os seres míticos que lá habitam. Onde o sonho, assim como o rio, transforma quem ousa mergulhar. 

  • 10/12 - 18h - O BRILHO DO ANHANGÁ - FC Osasco 

Sinopse:

Uma instalação com múltiplas linguagens nas artes visuais contendo também a exibição de um curta metragem produzido pelos aprendizes da turma de Graffiti, Fotografia e Cinema sobre o misterioso Anhangá, um mito da cultura indígena, que ressurgiu no bairro do Rochadele, em Osasco.

  • 11/12 - 18h - CICATRIZES: O VÔO LIVRE - FC Jardim São Luís 

Sinopse:

Adolescentes usam a tecnologia do corpo para se regenerar e transformar as feridas em algo diferente: em cicatrizes. Matinta Perera, figura do folclore brasileiro e fio condutor deste espetáculo, nos guiará por um percurso que une dança e audiovisual em uma narrativa dividida em 3 atos: ASAS, CORTE, e CURA. Onde as asas antes arrancadas fazem do voo livre um mergulho profundo de onde surge o aprendizado de nadar.

  • 12/12 - 18h - CANTO QUE TE ENCANTA - FC Jaçanã 

Sinopse:

Um mergulho no mito de Iara através da música e do teatro. Na nossa versão, a transformação da jovem guerreira em sereia é contada por meio do encontro com a Lua, a Mãe D’água, o pai e seus irmãos. Em um espetáculo multimídia, imagens, ações, diálogos e coreografias são acompanhados por uma banda que executa, ao vivo, ritmos da cultura popular brasileira, como a Ciranda, o Maxixe, o Carimbó e o Xote.

  • 13/12 - 18h - POR ISSO EU VIM! - A FESTA - FC Vila Nova Cachoeirinha

Sinopse: 

Uma festa como todas as outras ou uma festa como nenhuma outra. O palco é uma grande pista de dança onde os personagens, as Skins, transitam entre a realidade e o sonho, o racional e o absurdo. Até que uma ruptura os levam a passar por uma metamorfose, revelando sua segunda pele, o ser encantado que habita em cada um. Será que as “máscaras” irão se sustentar diante dessa nova versão de mundo?
 

  • 14/12 - 18h - AKUANDUBA - ALUMBRAMENTO DE MEMÓRIAS FUTURAS - FC Capão Redondo 

Sinopse: 

Uma trupe de teatro conta, canta e dança histórias encantadas – e outras nem tanto, que fora invisibilizadas na história do Brasil. Diante disso, vamos escolher hoje?
 
Apresentações no O Mundo do Circo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630

  • 05/12 - 16h - ARUAKà- FC Diadema 

Sinopse:

Aruakã, que em Tupi significa resistência, é um reencontro com histórias que representam a cultura dos nossos povos originários. Através do Pássaro Uirapuru, que pode cantar por mais de 15 minutos sem repetir as notas, e do Curupira, protetor do nosso território, das matas e dos rios, traremos um convite para olhar para tais histórias e relacioná-las ás nossas próprias, por meio das linguagens de circo e sopros.

  • 07/12 - 16h - PICADEIRO MÍSTICO: UMA CONVOCAÇÃO AO RE-COMEÇO - FC Brasilândia 

Sinopse: 

Sob os olhos da figura Mística “Anhangá”, aprendizes fazem um mergulho na mitologia brasileira por meio da fusão de elementos d dança, música, circo e teatro. Uma celebração artística que traz à cena o chamado para a liberdade de expressão, criatividade e a importância da preservação ambiental e cultural nos tempos de agora.

Entrada Gratuita
Indicação LIVRE
* Retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação.