Sarau das Artes: Cultivando a terra - A vida resiste!

Jerá Guarani é uma liderança guarani do Território Indígena Tenondé Porã, localizado na região de Parelheiros, dentro da na cidade de São Paulo.

Jerá tem realizado um trabalho de recuperação do solo e de resgate da diversidade de sementes tradicionais guaranis.

Na aldeia Kalipety, por exemplo, já são mais de cinquenta tipos diferentes de batata-doce e uma grande variedade de tipos de milho.

A variedade das sementes plantadas evita que o solo adoeça, e nos alimentarmos dessa variedade de legumes, vegetais e grãos que delas nascem é fundamental para termos uma vida saudável.

Inspirada pelo trabalho que Jerá tem realizado em seu território, a Fábrica de Cultura Parque Belém propõe para o Sarau 2022 o tema “Cultivando a terra: A vida resiste!” como possibilidade de refletirmos a partir de algumas perguntas: Como temos, enquanto sociedade, cuidado das riquezas (terra, água, sementes) essenciais à vida no nosso planeta?

Como temos nos relacionado, enquanto coletivo e indivíduos, com os ciclos (como o da lua) que regem o movimento das águas e o desenvolvimento das plantas?

Quais sementes, no sentido concreto e metafórico, escolhemos cultivar a fim de que os recursos fundamentais à vida sejam partilhados por todas e todos igualmente, sem acúmulo de riquezas e sem miséria?

O que fazemos hoje para que nós e as próximas gerações possam viver uma vida saudável e feliz?

 

Atividade gratuita!

Presencial - às 13h.

📌Atividade:

Biblioteca

📍Onde:

Fábrica de Cultura Parque Belém

🗓Quando: