Roda de Conversa: Viva a Madrinha Eunice e a Lavapés!

A Lavapés foi fundada em 09 de fevereiro de 1937, graças a uma figura pioneira: Madrinha Eunice. “Na década de 1930 tinha muita discriminação com mulheres e negros. E ela, com toda sua
firmeza e altivez, montou uma escola”, disse Rosemeire Marcondes, neta de Madrinha Eunice. É a mais antiga agremiação fundada como escola de samba em atividade na folia paulistana.
Desfilando quase que ininterruptamente desde sua origem, a vermelha e branca é parte fundamental do estabelecimento das escolas de samba em território paulista. A Lavapés foi a precursora do que se convencionou chamar de “escola de samba”, misturando assim elementos das agremiações cariocas, das entidades paulistanas, como os cordões. Das ruas do Glicério até o esplendor da São João, a Lavapés escreveu uma história de re-existência, mas sobretudo se notabilizou por um aspecto raro no contexto da folia brasileira: a forte liderança feminina. Usando os materiais disponíveis nos links https://matriarcasdosambapaulistano.godaddysites.com/lavap%C3%As/f/o-nascimento-da-lavap%C3%A9s e https://celacc.eca.usp.br/es/celacc-tcc/450/detalhe, a equipe da Bibliotech trará paraessa roda de conversa um pouco sobre a importância dessa tradicional escola do carnaval paulistano.

 

*Atividade Gratuita!

Presencial - às 15h

📌Atividade:

Biblioteca

📍Onde:

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes

🗓Quando: